Cepães é uma terra de origem muito remota, aparecendo citada ao longo dos séculos pelos mais variados motivos. Cepães foi Honra e posteriormente Concelho, englobando as freguesias de Santa Cristina de Arões e de S. Martinho de fareja, chegando a ter juíz ordinário e dos orfãos.
Segundo a tradição, o Concelho de Cepães teria forca no lugar dos Alardos, sendo o Tribunal no lugar do Paço.Fonte:(f@feonline.com).
Cepães foi em tempos uma importante ligação entre Fafe e Guimarães, devido à linha férrea que a atravessava. Hoje em dia, a industrialização é uma das características mais marcantes desta freguesia, assim como os empreendimentos turísticos que aí se situam. Mas Cepães procura incessantemente um novo rumo para o seu futuro, através de uma crucial aposta na juventude, no desporto e na cultura.
Situada no Vale do Rio Vizela, com intensa actividade industrial e aptidão agrícola, Cepães foi até ao século XIX sede de honra e concelho, na altura pertencente a donatários particulares.
No século XVIII e porventura no passado, o concelho de Cepães compreendia ainda parte das freguesias de Arões Santa Cristina e Fareja, hoje perfeitamente individualizadas. Em termos arquitectónicos destaca-se a capela de N. Sr.ª de Guadalupe, onde anualmente se realiza uma das mais afamadas romarias da região."Fonte:(Jornal Correio de Fafe)
Parque Rural em Cepães
Delimitado a montante pela Ponte da Gaia e a jusante pela Ponte do Prego, está em construção um Parque Rural em Cepães ocupando uma área global de 11 000 m2, compreendendo uma faixa de passeio do lado esquerdo do rio e um Parque de laser e merendeiro do lado direito.
A meio do percurso, a construção de uma ponte foi realizada para a travessia de peões entre as duas margens.
Este projeto encontra-se em fase de acabamentos, mas já aberto aos cepanenses mas não só.